Com base no edital, referente ao concurso para Professor de Educação Básica II – História da Prefeitura de Sorocaba, segue uma análise detalhada da estrutura da prova e um cronograma de estudos de 1 hora por dia.


📊 1. Estrutura da Prova Objetiva

Componente da ProvaNº de QuestõesPeso % aproximado
Língua Portuguesa10 questões40%
Conhecimentos Pedagógicos & Legislação15 questões60%
Conhecimentos Específicos (História)25 questões100% (prova somada)

Total: 50 questões de múltipla escolha.
👉 Cada questão vale 2 pontos (nota máxima da prova objetiva: 100 pontos).
👉 É eliminado quem zerar em qualquer componente.

📌 A redação também é aplicada no mesmo dia, com caráter eliminatório e classificatório.
📌 Prova de títulos pode acrescentar até 4 pontos à nota final.


📚 2. Matérias a Estudar

📖 Língua Portuguesa (10 questões)

  • Interpretação de textos literários e não literários
  • Gramática normativa: classes de palavras, pontuação, concordância, regência, crase, pronomes, colocação pronominal.

🏫 Conhecimentos Pedagógicos & Legislação (15 questões)

  • Função social da escola, gestão democrática, currículo, avaliação e inclusão.
  • Legislação educacional:
    • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (arts. 5º, 6º e 205 a 214)
    • Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
    • Lei nº 9.394/1996 – LDB
    • Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência
  • Avaliação e currículo na educação básica.

🏺 Conhecimentos Específicos – História (25 questões)

  • Ensino de História: saber histórico escolar, historiografia, metodologias e linguagens.
  • História do Brasil: da ocupação indígena ao mundo contemporâneo.
  • História da América: lutas sociais, identidades culturais e nacionais.
  • História mundial: Antiguidade, Idade Média, transição feudalismo–capitalismo, mundo contemporâneo.
  • História da África e suas relações com Europa e América.
  • Cidadania, cultura e movimentos sociais contemporâneos.
  • Referências incluem autores como Cecília Azevedo, Peter Burke, Luis Fernando Cerri e documentos da Base Nacional Comum Curricular.

🧭 3. Priorização Estratégica de Estudo

DisciplinaPeso na ProvaGrau de ComplexidadePrioridade
Conhecimentos Específicos (História)50%Alto🟡 Alta
Conhecimentos Pedagógicos30%Médio/Alto🟡 Alta
Língua Portuguesa20%Médio🟢 Média

Prioridade 1: História — maior número de questões e critério de desempate.
Prioridade 2: Pedagógicos — muito cobrado e eliminatório.
Prioridade 3: Língua Portuguesa — interpretação e gramática ajudam na redação também.


🕐 4. Cronograma de Estudos — 1 hora por dia

Dia da SemanaTempoDisciplinaEstratégia
Segunda60 minHistóriaEstudo teórico de História do Brasil e América
Terça60 minPedagógicos & LegislaçãoRevisão da legislação educacional + fichamentos
Quarta60 minLíngua PortuguesaInterpretação de texto + gramática prática
Quinta60 minHistóriaHistória mundial + África + metodologias de ensino
Sexta60 minPedagógicos & LegislaçãoDidática, avaliação e inclusão
Sábado60 minRevisão + Questões de Provas AnterioresSimulados com correção e marcação de erros
Domingo60 minRedaçãoTreino de produção textual, estrutura dissertativa-argumentativa

📅 Sugestão adicional:

  • A cada 15 dias, fazer 1 simulado completo (prova objetiva + redação) para controlar o tempo e identificar pontos fracos.
  • Revisar semanalmente os tópicos com maior índice de erros.

🏁 5. Dicas Finais de Preparação

  • Estude com base no conteúdo programático do Anexo III do edital.
  • Dê atenção especial à legislação educacional atualizada.
  • Para História, revise tanto conteúdos clássicos (Brasil, América, Mundo) quanto BNCC e historiografia.
  • Treine interpretação de texto — essencial tanto para Língua Portuguesa quanto para Pedagógicos.
  • Planeje revisões quinzenais e registre seu progresso.

Veja a seguir, um cronograma mensal detalhado com tópicos específicos por semana, alinhado aos conteúdos de História, Pedagógicos e Português📆✍️

Perfeito 👌

A seguir, apresento um cronograma mensal detalhado de 4 semanas (1 hora de estudo por dia) especialmente planejado para o cargo de Professor de Educação Básica II – História, do concurso da Prefeitura de Sorocaba, com base no conteúdo programático do edital.


📆 SEMANA 1 — Fundamentos e Base Legal

DiaDisciplinaConteúdoEstratégia
SegundaHistóriaPovos originários, colonização portuguesa e formação do Brasil colonialEstudo teórico + mapa mental
TerçaPedagógicosConstituição da República Federativa do Brasil de 1988 (arts. 205 a 214) + princípios da educaçãoFichamento + sublinhar palavras-chave
QuartaLíngua PortuguesaInterpretação de textos curtos e médiosExercícios de provas VUNESP
QuintaHistóriaIndependência do Brasil + Império (1822–1889)Linha do tempo + tópicos-chave
SextaPedagógicosLei nº 9.394/1996 (LDB) — diretrizes geraisLeitura dirigida + resumo
SábadoRevisão + QuestõesRevisar conteúdos da semana e resolver 10 questões (História + Pedagógicos + Português)Cronometrar tempo
DomingoRedaçãoEstrutura do texto dissertativo-argumentativoEscrever 1 texto curto

📆 SEMANA 2 — História Mundial + Didática

DiaDisciplinaConteúdoEstratégia
SegundaHistóriaAntiguidade e Idade MédiaQuadro-resumo + mapas
TerçaPedagógicosGestão democrática, currículo e planejamentoRevisão esquematizada
QuartaLíngua PortuguesaGramática — classes de palavras e pontuaçãoExercícios de fixação
QuintaHistóriaTransição do Feudalismo para o Capitalismo + RevoluçõesFichamento cronológico
SextaPedagógicosLei nº 8.069/1990 (ECA) e inclusão escolarResumo + artigos mais cobrados
SábadoRevisão + QuestõesSimulado parcial (20 questões)Cronometrar tempo
DomingoRedaçãoDesenvolvimento de parágrafos com coesão e coerência1 texto + correção própria

📆 SEMANA 3 — História Contemporânea + Legislação Educacional

DiaDisciplinaConteúdoEstratégia
SegundaHistóriaBrasil República — da República Velha à Ditadura MilitarLinha do tempo + tópicos
TerçaPedagógicosAvaliação, metodologias ativas e BNCCFichamento temático
QuartaLíngua PortuguesaConcordância, regência e craseExercícios
QuintaHistóriaHistória Contemporânea (Séc. XX — Guerras Mundiais e Guerra Fria)Quadro comparativo
SextaPedagógicos**Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)Leitura + resumo
SábadoRevisão + QuestõesRevisão geral + 25 questões de HistóriaCronometrar tempo
DomingoRedaçãoRedação completa simulando a provaCorrigir com base em critérios VUNESP

📆 SEMANA 4 — Metodologia de História + Revisão Intensiva

DiaDisciplinaConteúdoEstratégia
SegundaHistóriaMetodologias de ensino de História + BNCCEsquema de tópicos
TerçaPedagógicosEducação inclusiva, diversidade e práticas pedagógicasMapas conceituais
QuartaLíngua PortuguesaRevisão geral — interpretação e gramáticaSimulado de 10 questões
QuintaHistóriaHistória da África e relações com América e EuropaFichamento
SextaPedagógicosRevisão de toda a legislação educacionalRevisão com grifos
SábadoRevisão FinalRevisão geral de todos os tópicos — priorizar pontos fracosSimulado de 40 questões
DomingoRedaçãoSimulado final de redação (tempo cronometrado — 1h)Autoavaliação

📝 Estratégias Complementares

  • 📌 Revisão periódica: A cada domingo, revisar os pontos mais errados nos simulados.
  • Gestão do tempo: Treinar resolução de questões com tempo controlado (média de 1min30 por questão).
  • 📚 Fontes de apoio: provas anteriores da Fundação VUNESP, resumos da BNCC, e legislação seca (sem comentários).
  • 🧠 Técnicas de memorização: mapas mentais, flashcards ou fichas-resumo.
  • 🏁 Última semana antes da prova: foco em revisão, simulados e redação.

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