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Solicitar Carta de Concessão e Memória de Cálculo do PIS ou PASEP

O que é?

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento para saque do PIS/PASEP/FGTS. A certidão autoriza as instituições financeiras a liberarem valores residuais destes programas (ou seja, que ainda não foram pagos) ao cidadão, caso ele passe a receber aposentadoria, pensão por morte, benefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso.

Para ter acesso a este serviço não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).




Se o benefício foi concedido há menos de 20 dias, o cidadão deverá aguardar o recebimento da carta de concessão em sua residência.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão que receba aposentadoria, pensão por morte, benefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso.

Etapas para a realização deste serviço

Solicitar o serviço

      • Acesse o portal do Meu INSS

      • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “PIS” e selecione o serviço desejado.

      • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

      • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
      DOCUMENTAÇÃO



      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentos de identificação e CPF do requerente.
      • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
      • Documentos pessoais do interessado com foto.
      CANAIS DE PRESTAÇÃO
         Web: Acesse o site

         Aplicativo móvel: Baixe o aplicativo Meu INSS nos links abaixo:

         Telefone: 135

      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
      Não estimado ainda
    1. Receber resposta
      O resultado da solicitação poderá ser acompanhado no Portal Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
      CANAIS DE PRESTAÇÃO
         Web: Acesse o site

         Aplicativo móvel: Sistema Android

      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?

    Não estimado ainda
    Este serviço é gratuito para o cidadão. 
    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.


    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
    Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo. 
    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética
    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​



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  1. Boa Tarde,
    Procesador Valter, poderia-me orientar sobre días questoes?
    Primera trabalhei na Vasp, en dois períodos.
    O primero de ( Junho 1977 ate, Agosto1981). Tenho fundó do Pasep para revender….
    También, gostaría das suas orientaçoes para Conta Poupança, AEROS ( Fundó de Pensao Multipatrocinado) nessa mesma Epoca.
    E que nunca retirei!!! Apessar, que fui reclamar e (anos depois) me diserom que nao tinha nada a receber!!!!
    En 1988 Voltei a entrar na VASP (Ate, 1996) Ficando "Alguns Residios" por receber. También Voltei para reclamar e me diserom que nada tinha a receber… Pode-me orientar Bem?!
    Estou fora do Brasil
    Obrigada
    Cordiales Saudaçoes
    Trinidad

  2. Olá María! O ideal neste caso Recomendo que busque orientações pessoalmente de um profissional de sua região a fim de que possa lhe assessorar melhor.

  3. Anônimo

    Pedido Documentos meu Banco Caixa Aposentadas tempo Trabalho contribuição DRA DR Amabile Maria Raldi urgentes

  4. Anônimo

    Eu Sou Homen peliculas

  5. Anônimo

    Encaminhamentos Banco Caixa Econômico federal Aposentada Amabile Maria Raldi Carta memória cálculo Aposentada ??

  6. Anônimo

    Bom Dia Estrangeira??

  7. Anônimo

    Good Everng

  8. Anônimo

    Depositar pensão 6000 Reais Agencia 3002 Conta 010968339 Nome AMABILE M R..CPF 81216440972 fones 51/982098598

  9. Anônimo

    Anexisa meu PPP Salubridade pra Aponsentadoria Tenpo Contribuicao Beneficios inss

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